A Cruz e o Ministério - D. A. CARSON

A cruz é realmente o âmago de nosso ministério?
Paulo insistiu: "Nós pregamos a Cristo crucificado" (1.23). A mensagem da cruz pode ser insensatez para os que estão perecendo, 'escândalo par aos judeus, loucura para os gentios', mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos...poder de Deus e sabedoria de Deus" (1.24).

Os evangélicos no ocidente tendem a se moverem em "ciclos de tendências. No momento, as editoras estão transbordando de livros que nos ensinam como fazer planos para  o sucesso, como a "visão" se torna "alvos de ministério" bem articulados, como o conhecimento do perfil detalhado de nossa comunidade é uma chave para o alcance evangelístico bem-sucedido. Não estou sugerindo, nem por um momento, que não há nada a ser aprendido nesses estudos. Contudo, talvez alguém possa se desculpar por admirar-se de quantas igrejas foram plantadas por Paulo, Whitefield, Wesley, Stanway e Judson sem desfrutarem  dessas vantagens. É claro que todos precisamos entender as pessoas a quem ministramos, e todos podemos nos beneficiar de pequenas doses desses livros. Mas grandes doses, mais cedo ou mais tarde, diluirão o evangelho. Sutilmente, começamos a pensar que o sucesso depende mais da prudente análise sociológica do que do evangelho. Barna se torna mais importante do que a Bíblia. Dependemos de planos, programas, afirmações de visão - mas, em algum ponto ao longo do caminho, sucumbimos à tentação de substituir a loucura da cruz pela sabedoria do planejamento estratégico. Insisto novamente que minha posição nao é um apelo dissimulado em favor do obscurantismo e de ministérios baseados em intuição e experiência, que não planejam nada. Pelo contrário, temo que a cruz esteja em perigo constante de ser removida do lucar central qeu deve ocupar por meio de percepções relativamente periféricas que são valorizadas em demasia. Sempre que os assuntos periféricos estão em risco de ocupar o centro, não estamos distantes da idolatria."



Extraído do livro:
A Cruz e o Ministério Cristão, de D. A. Carson
Copyright: © Editora FIEL 2009.
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.
0 Responses

Postar um comentário